O que aconteceu com o FIGS?| Por Artur Losnak

The following two tabs change content below.
Artur Losnak, CFA é formado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Investe no mercado financeiro há mais de 10 anos, possui experiência tanto no sell side quanto no buy side. Acompanha o mercado de FIIs desde 2013 e possui as certificações CFA, CNPI, CGA, CPA – 20 e Administrador de Carteira de Valores Mobiliários (CVM).

O que aconteceu com o FIGS?

FIGS pagou um dividendo baixo, mas isso é ruim?

FIIs citados: RBCB, VLOL, TGAR, FIGS

FIIs que possuo: VLOL, FIGS

RBCB

Fundo não irá pagar dividendo/amortização referente a junho. Como ele será encerrado até o dia 3 de agosto de 2019, deve concentrar tudo em apenas um dia (na data de liquidação do fundo).

É muito importante saber quando que o fundo acaba e o quanto ele ainda vai distribuir.

VLOL

Um inquilino deixou de pagar o aluguel, ele representa 7.4% das receitas do fundo (impacto negativo de 0.04 BRL/cota).

Não é a primeira vez (provavelmente nem a última) que temos este tipo de problema no VLOL. Nada relevante, bola para frente.

TGAR

931.909 cotas subscritas na sexta emissão, sendo 146.734 de direito de subscrição e 785.175 na oferta 476. Uma curiosidade que achei que houve uma pequena quantidade no direito de subscrição, provavelmente por estar com preço esticado.

FIGS

O fundo distribuiu apenas 0.1408 BRL/cota referente ao mês de junho. Eu entendo que eles estão retendo uma parte do dinheiro pelo simples motivo de que muito dinheiro já foi pago para os cotistas no primeiro semestre de 2019.

O último relatório gerencial que a Solis soltou foi de fevereiro de 2019. O valor que foi efetivamente distribuído era de 0.833 BRL/cota, enquanto o valor real era 0.574 BRL/cota.

Antes disso, em 2018 o valor real a ser distribuído era 44% do valor efetivamente distribuído, enquanto em 2017 era 42%.

Sempre é um processo um pouco traumático o fim da RMG, seguimos no aguardo do plano da Hedge.

Fazendo uma conta rápida, no primeiro semestre de 2019 FIGS distribuiu 3.59 BRL/cota. Para respeitar a regra dos 95% a ser distribuído, eles deveriam ter gerado no máximo 3.78 BRL/cota.

Ou seja, 0.63 BRL/cota por mês, contra 0.36 BRL/cota por mês em no primeiro semestre de 2018. Um crescimento simplório de 75% em um ano. Impossível.

Sim, FIGS pagou demais e Hedge resolveu segurar um pouco. Nas minhas contas, FIGS nem precisava ter pago dividendo no mês de junho.

Segundo semestre é uma nova realidade e não há mais retenção de dividendos.

 

Comentários

Compartilhe!

— A importância dos fundos imobiliários e seu ciclo para a carteira previdenciária | Por Victor Vieira